QUE PAÍS É ESSE??

Pela primeira vez, em vez de expor um ponto de vista sobre algo, tenho que perguntar: Para que servem os políticos? Eles parecem esquecer que as Instituições do Estado são permantentes, enquanto o governo é transitório. Eu achava que eles deveriam me representar. Pelo menos foi isso que aprendi na escola e tentei ensinar aos meus alunos. Havendo irregularidades, ele zelaria pelos meus interesses. Mas o que vejo hoje nos jornais de todos os dias, me desespera:
  • Instituições técnicas são desmontadas para sustentar mentiras de políticos que querem se eleger;
  • O governo acabou de fechar um contrato caríssimo com uma empresa francesa (em detrimento de outra alemã) para construções de navios, só por que a primeira aceitou uma parceria com uma grande empresa brasileira;
  • Hoje, quase todos os políticos desse meu Brasil têm mestrado e doutorado sem nunca terem frequentado ou concluído os cursos. Me pergunto, por que estudei tanto?
  • Se algum político resolve levantar o assunto de Sarney no Senado, é fortemente condenado por outros.
  • Os assuntos sobre os atos secretos estão perdendo força, algumas pessoas exoneradas foram readmitidas;
  • A UNE, antes reduto da resistência, é totalmente pró-governista.
  • Um jornal criticou Sarney e foi censurado. Sarney fez um longo discurso e se disse vitima de perseguição, tal qual aconteceu com os judeus durante o nazismo. Se eu fosse os judeus eu protestava. É desmerecer demais um fato histórico tão sério.

Sinceramente, não sei se quero ver onde isso irá parar. Olho em volta e vejo que tudo se desmantela. Ninguém mais tem a mesma sensação? Ou estão todos envolvidos em uma letargia absurda??
Hoje de manhã, vendo jornal, meu único alívio foi pensar que mudei de ramo e já não ensino mais Ciência Política. Realmente, teria uma dificuldade tremenda. Acho que seria bombardeada pelos meus alunos que simplesmente não entenderiam como uma teoria pode ser tão diferente da prática.

2 thoughts on “QUE PAÍS É ESSE??”

  1. Poxa Paloma, esse sentimento é o mesmo que eu tenho. Só não sei o que fazer!
    Parece que o mundo inteiro está girando pra um lado e eu querendo que ele gire para outro… Lamentável!
    Por sorte temos um Suplicy que acorda de vez em quando.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *