Crônica: a difícil arte de ser mãe de filho com TDHA

Hoje eu fiz tudo errado. Gritei com ele, disse palavras duras que não podem ser devolvidas.

Meu filho tem TDHA e por isso alguns dias são difíceis, com regras, rotina a ser seguida a ferro e fogo, uma linha fora do lugar, ele desestabiliza. O lema é antecipar, negociar, fazer com que se cumpra os combinados. Na porta do quarto, um pedaço de papel com a rotina do dia, horários. Esperto do jeito que é, ele sempre tenta renegociar. E quando a gente cede demais… caos. É muito fácil se perder no mundo da imaginação, naquilo que se gosta, e deixar de lado o mundo real, ainda mais nos dias de hoje. Quem não gosta?

Mas ele também é criança, só tem 8 anos e como qualquer outra nessa idade, mete os pés pelas mãos, quebra coisas, faz besteira. Até que ponto é a criança? Até que ponto é a sentença? Como não relevar quando estamos cansadas demais? Às vezes nuvens cobrem meus olhos e eu não percebo os sinais.

É difícil ser mãe em qualquer situação. As vezes me sinto despreparada ou perdida. Como que navegando por um mar desconhecido, com uma intenção de chegar, mas sem enxergar. Eu aprendo e ao mesmo tempo tento ensinar. Ao mesmo tempo em que tendo entender sua cabecinha, um nó se faz na minha.

Mas nem tudo são pedras. Existem progressos. Pequenos detalhes passam a ser percebidos e aos poucos, tudo o que você faz começa a fazer sentido. Sabe quando você sente que uma pessoa tem um lugar especial no mundo? E que você é apenas parte da engrenagem?

Por isso junto meus cacos, remendo meus furos, refaço meu plano. Eu sei, hoje eu gritei com ele. Pedi desculpas, expliquei. Mas a culpa fica, não larga. Mas também não me paralisa. Por ele eu ergo minha cabeça e aguardo ansiosa pelo próximo dia. Por uma nova chance . Por um novo começo. E assim, sem perceber, eu também mudo. Me reviro pelo avesso. Olho para o ontem, e já não me reconheço. Virei uma pessoa melhor? Não sei. É muita pretensão. Mas o olhar muda. E com ele, fico mais segura quanto a nova direção.

1 thought on “Crônica: a difícil arte de ser mãe de filho com TDHA”

  1. I’m amazed, I must say. Seldom do I come across a
    blog that’s
    both educative and interesting,
    and let me tell you, you’ve hit the nail on the head.

    The issue is something that too few people are speaking intelligently about.

    I’m very happy that I came across this in my hunt for something relating to this.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *