Pela primeira vez, em vez de expor um ponto de vista sobre algo, tenho que perguntar: Para que servem os políticos? Eles parecem esquecer que as Instituições do Estado são permantentes, enquanto o governo é transitório. Eu achava que eles deveriam me representar. Pelo menos foi isso que aprendi na escola e tentei ensinar aos meus alunos. Havendo irregularidades, ele zelaria pelos meus interesses. Mas o que vejo hoje nos jornais de todos os dias, me desespera:
- Instituições técnicas são desmontadas para sustentar mentiras de políticos que querem se eleger;
- O governo acabou de fechar um contrato caríssimo com uma empresa francesa (em detrimento de outra alemã) para construções de navios, só por que a primeira aceitou uma parceria com uma grande empresa brasileira;
- Hoje, quase todos os políticos desse meu Brasil têm mestrado e doutorado sem nunca terem frequentado ou concluído os cursos. Me pergunto, por que estudei tanto?
- Se algum político resolve levantar o assunto de Sarney no Senado, é fortemente condenado por outros.
- Os assuntos sobre os atos secretos estão perdendo força, algumas pessoas exoneradas foram readmitidas;
- A UNE, antes reduto da resistência, é totalmente pró-governista.
- Um jornal criticou Sarney e foi censurado. Sarney fez um longo discurso e se disse vitima de perseguição, tal qual aconteceu com os judeus durante o nazismo. Se eu fosse os judeus eu protestava. É desmerecer demais um fato histórico tão sério.
Sinceramente, não sei se quero ver onde isso irá parar. Olho em volta e vejo que tudo se desmantela. Ninguém mais tem a mesma sensação? Ou estão todos envolvidos em uma letargia absurda??
Hoje de manhã, vendo jornal, meu único alívio foi pensar que mudei de ramo e já não ensino mais Ciência Política. Realmente, teria uma dificuldade tremenda. Acho que seria bombardeada pelos meus alunos que simplesmente não entenderiam como uma teoria pode ser tão diferente da prática.
Poxa Paloma, esse sentimento é o mesmo que eu tenho. Só não sei o que fazer!
Parece que o mundo inteiro está girando pra um lado e eu querendo que ele gire para outro… Lamentável!
Por sorte temos um Suplicy que acorda de vez em quando.
Pena que ele só acorda de vez em quando….