Eu gosto do silêncio. Daquele tipo em que você só ouve o barulho do vento, o som das ondas ou farfalhar das folhas. Se for de manhã cedinho, dá para escutar os passarinhos, das mais diferentes espécies, desejando um bom dia ou disputando comida. Cada dia a cantoria é diferente.
Eu gosto do silêncio. De quando eu sequer escuto a minha voz. São em momentos assim que eu sinto uma profunda paz.
Pelo menos uma vez ao ano eu gosto de viajar sozinha. Ou melhor, eu preciso viajar sozinha. Ter apenas a minha companhia. São nessas oportunidades que eu me desconecto da minha realidade e embarco em outra, com outros sons, cores, pessoas, texturas. É através dele, do silêncio, que eu enxergo o outro e me alimento, cresço. Chego a ficar sentada por horas em um lugar qualquer, apenas observando as pessoas passarem. Perceber a incrível variedade de expressões que um ser humano é capaz de ter é encantador. São vários tipos de sorrisos, de afeto, de amizade, de abraços.
O silêncio é poderoso. Se para algumas pessoas ele é sinônimo de solidão, para mim ele é companhia. Ao seu lado eu consigo enxergar quem realmente sou, sem interferências, sem pressões, sem máscaras. E para mim, não tem nada mais libertador do que isso.
E você? O que o silêncio representa para você?